miércoles, 6 de julio de 2011

Fernando Cabrera e Pedro Luís Dias 8,9 e 10 de julho CCBB Brasília



Soy Loco Por Ti America

Um encontro entre a America do Sul e o Brasil

CCBB Brasília recebe projeto Soy loco por ti América e traz à capital federal quatro diferentes shows


Durante o mês de julho, o CCBB Brasília promoverá encontros inéditos entre artistas da América do Sul e brasileiros. É o projeto Soy loco por ti America, cuja direção artística é do cantor e compositor Paulinho Moska, que em 2007 trouxe à cidade – com enorme sucesso – o projeto Mercosul Musical.

Até hoje, as poucas iniciativas de trazer a cultura sul-americana ao Brasil se limitaram a apresentar artistas isoladamente, pouco promovendo a interação com a cultura brasileira. Milongas, tangos, salsas, cumbias e boleros evoluíram e se reinventaram na união com batidas eletrônicas; a canção latino-americana absorveu muito da MPB, mas também dialoga com o rock, de forma inovadora. “Quando reunimos no mesmo palco músicos de diferentes nacionalidades e escolas, percussão, samplers, bandoneon e scratches não estamos apenas visitando a cultura sul- americana, mas a estamos escrevendo”, afirma Amanda Menezes, diretora de produção do Soy loco por ti America.

Moska, que também fará o papel de mestre de cerimônias, explica que a ideia de se fazer um projeto que reunisse artistas dos países da América do Sul e brasileiros surgiu logo após o término do Mercosul Musical. “Com a minha parceria com o Jorge Drexler fiz alguns shows na Argentina, Chile, Uruguai e Espanha. Chegamos a ter um público de quatro mil pessoas por show e com isso fiquei mais conhecido. Nessas minhas idas a esses países fui conhecendo o trabalho de outros artistas e quando a Tema Eventos me procurou para fazermos o Soy loco por ti America eu já tinhas os nomes dos músicos”, revela.


A cada apresentação um artista ou grupo estrangeiro e um artista nacional irão dividir o show. Haverá interação entre os músicos, que participarão nos shows uns dos outros. Em comum entre eles, o constante diálogo entre o contemporâneo e o regional, com sotaque da modernidade.


Para Paulinho Moska, o Soy loco por ti America busca suprir uma lacuna existente hoje. Mesmo com o mundo mais integrado e de fronteiras cada vez mais tênues, poucos sabemos dos nossos vizinhos continentais. “Nosso primeiro projeto deu muito certo e quatro anos depois estamos fazendo este, que é algo verdadeiro e original. O Brasil sempre olhou mais para os Estados Unidos e Europa. Nosso país é muito grande e autossuficiente, mas a América Latina se comunica inteira pela língua. Não podemos ignorar o que é produzido na América do Sul. Esse projeto também veio para afirmar um pouco da minha experiência nesses países em que estive e também pelo encanto que sinto por cada trabalho dos artistas convidados”, destaca.

De acordo com Amanda Menezes, um jovem brasileiro é capaz de conversar com um boliviano sobre bandas norte-americanas, mas não saberá coisa alguma da cena musical da Bolívia. E acrescenta: “Curiosamente, o intercâmbio cultural dos outros países da América Latina sempre foi grande e hoje é maior do que nunca, mas o Brasil se mantém à parte. Recentemente podemos notar que o público brasileiro recebeu muito bem a oferta maior de filmes argentinos ou mexicanos. Nenhum sinal de rejeição. Por que haveria de ser diferente com a música? Para preencher essa lacuna e estreitar os laços que nos unem aos nossos ‘hermanos’, criamos o Soy loco por ti America”.


Atrações – Para abrir a programação, Aterciopelados (aveludados) – grupo de rock colombiano – e Fernanda Takai sobem ao palco do Teatro do CCBB Brasília entre os dias 1 e 3 de julho. No fim de semana seguinte, de 8 a 10 de julho, é a vez da apresentação conjunta do cantor uruguaio Fernando

Cabrera com Pedro Luís. O argentino Lisandro Aristimuño e o brasileiro Marcelo Jeneci se apresentam de 15 a 17 de julho e para finalizar, Francisca Valenzuela - cantora e instrumentista chilena de pop rock – divide o palco com Ana Canãs, nos dias 22, 23 e 24 de julho. Os artistas serão acompanhados por uma banda de três músicos cariocas, comandada por Paulinho Moska, que será o apresentador.


O projeto será realizado simultaneamente com o CCBB São Paulo, sendo que as apresentações em Brasília ocorrerão durante todos os fins de semana do mês de julho e, em São Paulo, durante as terças-feiras. A produção é da Tema Eventos Culturais em parceria com Marcia Virgínia, empresária de Moska.



Fernando Cabrera e Pedro Luís
Dias 8,9 e 10 de julho


.

No hay comentarios: